Tudo sobre capas térmicas para piscinas – Goiânia Piscinas

Você tem uma piscina em casa e não sabe se deveria comprar uma capa térmica para ela? Então confira aqui e descubra quais são as características de uma capa térmica para piscina, quais são suas funções, vantagens, que tipo de manutenção exige e quais tipos de capas existem no mercado.

Quais são as características e funções da capa térmica para piscina?

A capa térmica é feita com um material de plástico e apresenta diversas bolhas ou bolsas de ar que ficam em contato com a superfície da água. Como o próprio nome diz, ela tem como principal função evitar a perda de calor da água, elevar a temperatura e mantê-la aquecida por longos períodos.

A função térmica só é possível porque as bolhas de ar impedem que a água evapore, principal razão que faz a piscina perder calor. Por isso, seu uso é indicado principalmente em piscinas que contam com um sistema de aquecimento solar, elétrico, a gás, a lenha ou por troca de calor.

De acordo com estudos, a capa térmica retém 80% do calor das piscinas aquecidas e ajuda a manter a água em temperatura ambiente em piscinas que ficam apenas expostas ao sol e não têm um sistema de aquecimento.

Quais são as vantagens da capa térmica?

Além de manter a água aquecida, a capa térmica oferece outras diversas vantagens. Confira:

  • Limpeza

A capa reduz a quantidade de sujeira que entra em contato com a água. Terra, poeira, folhas e galhos ficam sobre sua superfície e podem ser descartados facilmente sem que entrem na piscina. Assim, é possível garantir uma piscina mais limpa e saudável para que sua família e amigos possam se divertir nos momentos de lazer.

  • Economia de tempo

Já que a capa evita que a sujeira entre na água, você vai gastar muito menos tempo tendo que limpá-la. Passar a peneira na superfície, esfregar as paredes e fazer todo o processo de limpeza é demorado e trabalhoso, por isso é sempre bom diminuir sua frequência para poder investir seu tempo em outras atividades.

  • Economia de produtos químicos

Além de economizar tempo, com o uso da capa térmica você também economizará produtos químicos necessários para manter a piscina limpa. Como a água vai evaporar menos e a quantidade de sujeira será menor, a quantidade de cloro, algicida e outras substâncias também poderá diminuir, contribuindo com o seu bolso.

  • Economia de energia

Independentemente do tipo de aquecedor que você tem, com a capa térmica haverá uma grande economia de energia, pois não haverá grande perda de calor e será muito fácil manter a temperatura da água quente.

  • Economia de água

Como a capa impede que a água evapore, ela manterá o nível ideal por mais tempo e você precisará repor menos água da piscina. A partir disso será possível notar a redução no valor da sua conta mensal.

  • Redução da proliferação de algas

A capa térmica reduz a incidência de sol e luminosidade na água, evitando que as algas se proliferem. Dessa maneira, água verde e turva, com chão e paredes escorregadios não será mais problema.

  • Facilidade de manuseio

A capa térmica é leve e fácil de ser manuseada. Pode ser dobrada, colocada e retirada da superfície com facilidade. O único cuidado é que ela não aguenta peso algum sem afundar e não deve ser manuseada por crianças.

  • Vantagem de não precisar instalar

Diferentemente dos outros modelos de capa, a térmica não precisa ser instalada com ganchos, cordas e brocas por mão de obra qualificada. Basta encomendar a capa do tamanho ideal para sua piscina e colocá-la sobre a superfície da água.

Quais cuidados e que tipo de manutenção a capa térmica precisa?

Como qualquer outro acessório, a capa exige alguns cuidados de manutenção. Ela deve ser dobrada e enrolada com o lado com bolhas para dentro e armazenada longe do sol, já que retém facilmente o calor e o aquecimento fora do contato da água pode danificar o material.
Além disso, quando for feito tratamento de choque na piscina, é preciso retirá-la e voltá-la sobre a água após pelo menos 12 horas. O nível do cloro também não pode ultrapassar 1,3 ppm (partes por milhão) para que ele não danifique o material da capa. Outros cuidados importantes são: nunca estourar as bolhas de ar para que elas não percam sua principal função e também lavá-la sempre com detergente neutro.

Quais tipos de capa existem no mercado, além da térmica?

  • Capa de proteção

Este tipo de capa é indicado para pessoas que têm crianças ou animais de estimação em casa e precisam de uma proteção extra para evitar acidentes e afogamentos. A capa de proteção geralmente suporta até 50 quilos, pois sua fixação é feita com um traçado que dissipa a força do centro. Dessa forma, sua instalação precisa ser feita com ganchos, cordas, buchas e furos no piso.
Outra grande vantagem deste tipo de capa é que, além de prevenir acidentes, evita que sujeiras como poeira, folhas e galhos entrem na água, reduzindo até 50% o uso de produtos químicos de limpeza e manutenção. Mas a capa também apresenta uma grande desvantagem: ela é extremamente pesada e difícil de ser manuseada.

  • Capa tela

Sua principal função é evitar que a sujeira entre na água. É bastante usada em piscinas localizadas em áreas abertas próximas a árvores porque evita que as folhas caiam na água. É preciso tomar cuidado para não confundi-la com a capa de segurança, porque ela não consegue aguentar pesos elevados como de um animal de estimação ou uma criança, porém, sua instalação deve ser feita da mesma maneira.

Agora que você já sabe quais são as características e funções da capa térmica para piscina, quando elas devem ser utilizadas, quais são suas principais vantagens, que tipo de manutenção exige e quais tipos de capa existem no mercado, que tal providenciar uma para sua casa?

Escolha um fornecedor de qualidade e garanta mais conforto, praticidade, limpeza, economia e proteção para você e sua família.

Para orçamento ou duvidas, entrar em contato via telefone ou Whatsapp: (062) 98449-2282 ou através deste link: Contato.